-
Arquitetos: Grupo Uno en Uno
- Área: 12000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: AutoDesk, Bulla, EDFAN, FV, Galeano, Herrerías FIT, Ingleplam, Maxell, Poliperfil, Roca, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício está localizado em uma esquina da via Donado-Holmberg, como parte da nova urbanização que está gerando um bairro jovem e moderno, com características próprias. O projeto está relacionado a uma pequena praça e a uma importante árvore centenária que é o ícone do bairro. No térreo, foi proposta uma área comercial, que gera uma convivência saudável com a dinâmica atual do bairro, mais reservada, limitada e não tão metropolitana como em outros trechos da via.
Nos pavimentos superiores, há uma mistura de tipologias que variam de apartamentos de 1 dormitório a unidades com 4 e 5, com terraços próprios, equipados com grama natural, churrasqueira e grandes dimensões. Os estúdios e os de 2 dormitórios também têm amplas expansões e sua própria churrasqueira. A característica mais marcante do Casa Ho é a rampa para bicicletas que atravessa todo o pátio central do prédio, do térreo ao quinto pavimento, permitindo que todos os usuários entrem por uma porta independente para um circuito ascendente no qual podem estacionar sua bicicleta junto a uma série de bicletários estrategicamente localizadas em cada andar (40 por andar). Essa rampa também gera uma paisagem no pátio do edifício, que assume valor próprio e consolida uma proposta bike friendly que é desempenhada por uma contribuição concreta e radical ao uso da bicicleta como transporte urbano do futuro.
Entre as comodidades e espaços de uso comum do edifício, além dos habituais, como lavanderia, academia, piscina, e segurança 24 horas, são incorporadas algumas propostas atípicas como um microcinema totalmente equipado, um lounge (sala de estar ao ar livre) com churrasqueira na cobertura do prédio, um espaço para contemplação e descanso cercado por árvores frutíferas também na cobertura e uma sala de ensaios equipada com instrumentos musicais profissionais no subsolo do edifício. Todas essas comodidades, bem como as áreas comuns ao ar livre, como o pátio central e o terraço para uso comum, recebem o projeto paisagístico do Bulla Studio, atualmente nome icônico no panorama paisagístico argentino, que possui trabalhos executados no país e exterior. No hall de entrada do edifício, acompanhando o início da rampa para bicicletas, um mural do artista plástico Francisco Pastel integra a percepção externa do hall e se junta aos murais urbanos que caracterizam o bairro. Concluindo, o Edifício Casa Ho é uma obra que leva as características mais marcantes do bairro, aprimora sua identidade e acomoda elegantemente sua proposta inovadora, radical, mas sensível ao contexto.